carla
Partilhe
Instituto de Ortodontia de Lisboa - Medicina Dentária, Aparelhos Dentários, Ortodontia

Higienização

A higiene oral surge na prevenção das doenças periodontais, mais conhecidas como doenças das gengivas.

Quando as bactérias da placa bacteriana “tártaro quando calcifica” se acumulam no sulco existente entre a gengiva e o dente podem dar origem a gengivites e periodontites.

Placa bacteriana

Todos os dias, uma camada de bactérias circula na superfície dos dentes.
Apesar de ser quase invisível, a acumulação da placa bacteriana é a causaEstas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. das cáries, tártaro e doenças nas gengivas.

Gengivite

A acumulação da placa bacteriana também tem efeitos nas gengivas, esta torna-se inflamada, inchada e, por vezes, apresenta algum sangue. O sangue nas gengivas é um sinal de doença nelas. Esta doença chama-se gengivite. Esta situação sem tratamento pode levar a uma forma mais grave do problema.

Periodontite

Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva(gengivite) e afecta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de limpar durante a escovagem. Isto é um factor que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda de alguns dentes se não for tratada a tempo.

Tártaro

Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

Para prevenir a acumulação da placa bacteriana e posterior aparecimento do tártaro o paciente deve cumprir as seguintes regras:

Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia utilizando um dentífrico com flúor;

Escovar todas as superfícies, tanto do lado exterior, interior assim como o sulco gengival;

Limpar uma vez por dia os espaços entre os dentes com fio dental ou escovilhão;

Visitar o seu dentista duas vezes por ano, que, se necessário, prescreverá uma destartarização e alisamento radicular.

Destartarização – O higienista remove a placa e o tártaro da superfície da coroa e raís dos dentes.

Alisamento Radicular – Depois da destartarização da raís é tornada lisa, permitindo a gengiva voltar a aderir ao dente.